Skip to content

Aldeia Santerê: conheça o refúgio de charme pertinho de Goiânia na nova (e exuberante) Rota das Águas

Quem passa pela BR-060, entre Goiânia e Anápolis sempre se encanta com um dos trechos de estrada mais charmosos do estado. A região serrana que abriga o Ribeirão João Leite e o exuberante Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, pulmão verde da região metropolitana de Goiânia, é o portal de entrada do novo destino turístico goiano descoberto e batizado pelo Curta Mais: a “Rota das Águas”, que começa na divisa com Terezópolis, passa por Pirenópolis e vai até o Lago Corumbá IV, em Abadiânia-GO. Tudo num raio de 100 quilômetros, em uma das regiões com maior potencial de valorização do Centro-Oeste.

Um oásis urbano onde a natureza se funde em uma jornada espetacular. Este é o retrato poético de um empreendimento único, situado em Terezópolis de Goiás, cidade vizinha, a cerca de 20 minutos do Aeroporto de Goiânia.

Nomeado de Aldeia Santerê Casa e Natureza, este condomínio horizontal nasce como uma homenagem à beleza e sofisticação, ao mesmo tempo que prioriza soluções sustentáveis para uma convivência harmoniosa com o ambiente natural que o cerca.

Uma dessas soluções inovadoras a Tropical inclui a criação de swales, valas de captação que não apenas preservam o Ribeirão João Leite, evitando o escoamento de água e sedimentos do condomínio, mas também fortalecem a segurança hídrica ao direcionar as águas das chuvas para o lençol freático. E para enfrentar chuvas intensas, haverá também uma bacia de detenção do lado de fora do condomínio e poços de infiltração que serão exigidos dentro de cada terreno.

Mas há mais a ser revelado: 110 mil metros de swales ao fundo de cada lote abrigarão um pomar de 15 metros de largura, conectando-se a uma trilha natural de frutas, conhecida como Quintal Santerê. Um verdadeiro colchão verde nas veias do condomínio, promovendo maior umidade, temperaturas mais amenas, atraindo pássaros e vida selvagem, como explica Leandro Daher, diretor da Tropical Urbanismo.

O Santerê é uma expressão máxima de beleza natural e sustentabilidade. Com 800 mil metros quadrados de área verde, cada morador terá uma média de 744 m2 de espaço verde, quase oito vezes mais do que a média de Goiânia, já considerada a segunda cidade mais verde do mundo.

Aqui, a exclusividade é a palavra-chave, com apenas 307 famílias chamando esse lugar de lar, seguindo rigorosas diretrizes de ocupação que vão além da legislação.

Situado em uma região mais elevada do que a capital, o Aldeia Santerê, com seus 553 mil metros quadrados de área interna, desfrutará de um clima ameno, semelhante ao das cidades serranas, reforçado pela vegetação exuberante ao redor.

E para tornar tudo ainda mais especial, o condomínio apresenta o Santerê Club, uma área de lazer incomparável de 19 mil metros quadrados, oferecendo 30 opções, incluindo academia, quadras esportivas, pet place, espaço zen, um teatro a céu aberto e muito mais.

Viver em plenitudade
O Aldeia Santerê foi projetado para atender tanto aqueles que desejam residir aqui quanto aqueles que procuram uma segunda casa para fugir nos fins de semana, incorporando o conceito “resleisure” que combina moradia e lazer em uma experiência contínua de bem-estar.

Este condomínio é uma manifestação da cultura da Tropical Urbanismo, conhecida por desenvolver projetos urbanos sustentáveis, incluindo o icônico Aldeia do Vale. O empreendimento também realiza o desejo da família proprietária da área há mais de 100 anos, que sempre quis compartilhar esse espaço, preservando sua rica biodiversidade.

Outra inovação notável é a horta com um herbário, destinada a incentivar o cultivo de ervas medicinais, temperos e produtos agrícolas, além de promover a educação ambiental.

Reserva Natural
Nas proximidades do condomínio, encontra-se uma reserva natural permanente de 580 mil metros quadrados, onde está em andamento a criação de um parque público em colaboração com a prefeitura municipal de Teresópolis.

Comprometido com a sustentabilidade, o Aldeia Santerê contará com uma rede de esgoto conectada ao sistema público da Saneago, além da gestão de resíduos sólidos, incluindo a coleta seletiva de materiais recicláveis e a compostagem de resíduos orgânicos, que serão usados como adubo na horta e no pomar.

 

Fonte: Curta Mais

Leia também

Permacultura e Sustentabilidade